top of page

SESSÃO DO GRANDE CONSELHO ESTADUAL PARA INICIAÇÃO AO 8º GRAU



Ocorreu neste sábado dia 14 de maio a sessão magna de iniciação ao 8º grau, Cavaleiro Kadosch da quinta ordem do Grande Conselho Estadual do Supremo Conselho do Rito Moderno, no vale de São Leopoldo no Estado do Rio Grande do Sul.


Para entendermos um pouco mais sobre os Altos Graus ou Graus Filosóficos, precisamos saber que tivemos uma Obediência Filosófica no Brasil, que foi fundada em 1842 com a criação do Grande Capítulo dos Ritos Azuis. Os chamados Ritos Azuis praticados no Grande Oriente do Brasil, refere-se aos Ritos Moderno e Adonhiramita.



Algumas décadas depois ocorreu a separação dos Ritos Azuis, o atual Supremo Conselho do Rito Moderno, passou a trabalhar sob a denominação de Grande Capítulo do Rito Moderno ou Francês (Sessão nº 227) em 25 de novembro de 1874.





Já em 1992 adotou o nome de Supremo Conselho do Rito Moderno e em 1998, foram ativados os Graus 8 e 9, da 5ª Ordem, na Administração do então Soberano Grande Inspetor Geral Irmão Antonio Onias Neto.


Atualmente o Supremo Conselho do Rito Moderno tem como Soberano Grande Inspetor Geral do Rito Moderno o Irmão Pasquale Mignella Filho, o qual estava presente neste último sábado no vale de São Leopoldo, e têm a responsabilidade de administrar 5 Grandes Conselhos e 37 Sublimes Capítulos no Brasil.


Nesta sessão do 8º grau, além da presença do Soberano Grande Inspetor Geral o Irmão Pasquale Filho, ressaltamos as presenças dos Grandes Inspetores do Rito os Irmãos Luis Ribeiro, Pedro Filho, Dani Collaço, Charles Quinlan, Evandro Lecey e do Delegado Litúrgico para o Rio Grande Sul o Eminente Irmão Luis Arthur Aveline de Oliveira.


A sessão contou com a presença do Eminente Irmão Eduardo Lecey, Delegado Patriarcal do Supremo Patriarcado do Rito Adonhiramita do Brasil (SUPRAB) e do Eminente Irmão Ernesto Lecey Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro do Supremo Conclave do Brasil.





Foram consagrados no 8º grau os agora Cavaleiros Kadosh, os Inspetores do Rito os Irmãos Adelar Dallago, Carlos Adolphs, Corálio Gonçalves, Flávio Pellicciolli, João Brum, Luis Corrêa e Josemar da Silva.


Salientamos ainda que o Sublime Capítulo Filosófico do Rito Moderno, Antonio Onias Neto nº 37, manteve a sua administração para este próximo ano, tendo o Sapientíssimo Irmão Luis Ribeiro na sua presidência e como 1º Grande Vigilante o Irmão Luis Corrêa e 2º Grande Vigilante o Irmão Pedro Reis.



Grande Secretaria de Comunicação e Cultura.


Fonte:


Imagens de Arthur Aveline, Eduardo Lecey e Evandro Lecey.


Pesquisas bibliográficas, SCRM, https://www.cac4459.org/ e Blog do Rito Brasileiro RS. Texto adaptado por Eduardo Lecey.

291 visualizações0 comentário
bottom of page