top of page

A HISTÓRIA DO SUBLIME CAPÍTULO FILOSÓFICO PAULISTANO

"OCTAVIANO DU PIN GALVÃO FILHO”

logo_paulistano.png

DO INÍCIO DA PRÁTICA DO RITO
MODERNO NO ESTADO DE SÃO PAULO
E DAS LOJAS CAPITULARES

A história do Rito Moderno no Estado de São Paulo provavelmente começa com a Oficina que é atualmente reconhecida como a primeira loja maçônica da província de São Paulo: A∴ R∴ L∴ S∴ Inteligência Nº 14, fundada em 19 de agosto de 1.831, em Porto Feliz-SP. Com forte influência político liberalista, e disseminação dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade na região, funcionou em sua primeira versão por aproximadamente 20 anos.

Já a história do Grande Conselho Filosófico do Rito Moderno para o Estado de São Paulo e do Capítulo Filosófico Paulistano se confundem com a prática constante e ininterrupta do Rito Moderno no Estado de São Paulo. Por volta de 1.950, o G∴ O∴ B∴ e o S∴ C∴ R∴ M∴ iniciam dentro da maçonaria brasileira, a fim de cumprir o Tratado de Lausanne de 1.875, a separação dos trabalhos de suas Oficinas que trabalhavam simultaneamente nos graus simbólicos e filosóficos. Portanto, inicia-se a migração do sistema de Lojas Capitulares, para o sistema de separação entre Lojas Simbólicas e Capítulos Filosóficos. No Estado de São Paulo havia duas Lojas Capitulares trabalhando no Rito Moderno no sistema de 7 graus:

 

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Ordem e Progresso Nº 428 G∴ O∴ B∴, fundada em 24 de fevereiro de 1.890 no rito moderno, trabalha no rito Escocês Antigo e Aceito de 1.892 a 1.908, quando retorna ao rito moderno.

  • • A∴ R∴ L ∴ S∴ 14 de Julho Nº 457 G ∴ O∴ B∴, fundada no dia 14 de Julho de 1.894 no rito Escocês Antigo e Aceito, em 1.914 adota o rito Adonhiramita, e finalmente o rito Moderno a partir de 14 de Julho de 1.921.

 

Embora ainda nos faltem a prova documental do início dos trabalhos filosóficos destas oficinas, temos um relato em papel timbrado da Loja A∴ R∴ L ∴ S∴ 14 de Julho Nº 457, de autoria do irmão Luciano Lacombe, esclarecendo que ambas as oficinas eram capitulares quando da fundação do Sublime Grande Capítulo Estadual “São Paulo” do Rito Moderno, no dia 7 de setembro de 1.951, a fim de cumprir com a separação dos sistemas simbólicos e filosóficos. Assim, ambas as lojas a partir desta data trabalhariam apenas nos três graus simbólicos. A fundação deste Sublime Grande Capítulo Estadual “São Paulo” do Rito Moderno era totalmente inovadora, pois além de ser uma das primeiras oficinas constituídas pelo S∴ C∴ R∴ M∴ no novo sistema de Capítulos Filosóficos, ele instituía o que viria a ser o primeiro Grande Conselho Estadual. A competência desta Oficina não era exclusivamente trabalhar nos 4 graus filosóficos do Rito Moderno, mas também tinha jurisdição concedida pelo S∴ C∴ R∴ M∴ para administrar por seus Cavaleiros Rosa-Cruz eleitos em Conselho todas as atividades filosóficas no Estado de São Paulo e ainda fomentar a expansão e auxiliar as potências simbólicas estaduais em assuntos pertinentes ao Rito Moderno.

DO SUBLIME GRANDE CAPÍTULO
ESTADUAL “SÃO PAULO” DO
RITO MODERNO

O Sublime Grande Capítulo Estadual “São Paulo” do Rito Moderno manteve seu funcionamento ininterrupto desde a data de sua fundação, tendo a maioria de suas reuniões sido realizada na sede do G∴ O∴ S∴ P∴, sito à Rua São Joaquim, Nº 457, Liberdade, São Paulo - SP. As lojas simbólicas do rito Moderno que alimentavam este capítulo com seus mestres eram: da capital; 14 de Julho, Edmond Jafet, G. Mazzini, Giuseppe Garibaldi, Ordem e Progresso, Themis Paulista; do interior: Universo (Campinas), Umuarama (Osasco), 14 de Julho II (Jales), Roosevelt (Bauru) e Moderna (Araçatuba); do ABC e litoral: Cavaleiros de Santo André, Estrela de Santos, Cidade de Santos e Estrela Vicentina. Durante sua vigência se deu a fundação dos seguintes capítulos: Luciano Lacombe (Santo André – 15/01/1.975), Luiz La Scala Jr. (Santos – 27/09/1.975), Franklin Delano Roosevelt (Bauru – 21/06/1.976) e Universo (Campinas – 30/06/1.980).

Com o início das desavenças políticas que se iniciam no G∴ O∴ S∴ P∴ em 1.971, e que viriam a culminar na desfederalização do G∴ O∴ S∴ P∴ e posterior criação dos Grande Oriente Independentes, a maioria das Lojas do rito moderno do Estado se desfederalizam do Grande Oriente do Brasil, da mesma forma o Sublime Grande Capítulo Estadual “São Paulo” do Rito Moderno se tornou autônomo ao S∴ C∴ R∴ M∴ em 7 de setembro de 1.971. Durante tal autonomia, segundo relato do S∴ G∴ I∴ Ir∴ Antônio Onias Neto, este passa a ser chamado Muito Poderoso Sublime Grande Capítulo São Paulo do Rito Moderno e foi a primeira oficina a trabalhar no grau 8 no continente americano. Tal autonomia se mantêm até a volta efetiva do G∴ O∴ S∴ P∴ ao G∴ O∴ B∴, aonde praticamente retornam todas as oficinas do rito moderno, com poucas exceções, como a Moderna de Araçatuba e a Edmond Jafet, que optam por integrar outras potências.

Com a volta das lojas simbólicas à federalização ao G∴ O∴ B∴, da mesma forma o Sublime Grande Capítulo Estadual “São Paulo” do Rito Moderno voltaria à jurisdição do S∴ C∴ R∴ M∴, porém os irmãos optantes ao G∴ O∴ P∴ não poderiam se manter ativos, pois o tratado do S∴ C∴ R∴ M∴ com o G∴ O∴ B∴, previa exclusividade de obreiros pertencentes a esta potência simbólica. Em demonstração de fraternidade os irmãos do Muito Poderoso Sublime Grande Capítulo São Paulo do Rito Moderno dão total suporte para que os irmãos que optaram pelo Grande Oriente Paulista continuassem a praticar o rito moderno, ajudando na elaboração dos rituais dos graus simbólicos e auxiliando na fundação de oficinas filosóficas independentes ao S∴ C∴ R∴ M∴.

DO CAPÍTULO FILOSÓFICO PAULISTANO E DO
GRANDE CONSELHO ESTADUAL DO RITO

MODERNO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO

placa_edited.jpg

Com a volta ao seio do S∴ C∴ R∴ M∴, no dia 21 de abril de 1.986, os irmãos decidem reorganizar o Muito Poderoso Sublime Grande Capítulo São Paulo do Rito Moderno, este teria sua estrutura dividida: para os trabalhos de oficina filosófica dos graus 4 à 7, com jurisdição de captação nas lojas simbólicas da capital paulista foi denominado o Sublime Capítulo Regional Paulistano e para a administração dos Capítulos Filosóficos em todo o Estado de São Paulo e fomento para expansão do Rito Moderno foi denominado o Grande Conselho do Rito Moderno para o Estado de São Paulo, que trabalhava exclusivamente em grau 7.

O Sublime Capítulo Regional Paulistano em homenagem póstuma ao brilhante irmão Octaviano Du Pin Galvão Filho adiciona seu nome como título distintivo. Já na esfera do S∴ C∴ R∴ M∴, o irmão Antônio Onias Neto é o primeiro Soberano Grande Inspetor eleito proveniente do Estado de São Paulo, seu convívio com a administração bem-sucedida na Oficina de jurisdição estadual que funcionava desde 1.951, fez com que ele institui-se tal prática para os demais Estados da federação, além de criar os graus 8 e 9, que passariam a ser administrativos, sendo o 8, Cavaleiro da Águia Preto e Branca para jurisdição estadual e o 9, Cavaleiro da Sapiência para a jurisdição federal e interlocução internacional.

Os trabalhos tanto do Sublime Capítulo Regional Paulistano, como do Grande Conselho do Rito Moderno para o Estado de São Paulo, passam a ocorrer em sua maioria no templo Everardo Dias, sito à rua Professor José Landulfo, Nº 138, Parque Sonia, São Paulo - SP. O Sublime Capítulo Regional Paulistano a partir de 1.986, e no decorrer dos anos com a ajuda do Grande Conselho do Rito Moderno para o Estado de São Paulo, fomentou a fundação de novas oficinas simbólicas no rito. Desta forma o Sublime Capítulo Regional Paulistano chegou a ter competência sob a iniciação filosófica de mais de 35 oficinas simbólicas praticantes do rito. Com isto seu quadro de obreiros passa a ser extenso, mostrando-se necessária sua reestruturação organizacional. Com membros do seu quadro de obreiros são fundados / regularizado os seguintes capítulos filosóficos: Cavaleiros da Sapiência (Guarulhos – 2.015), Mestres do Iluminismo (regularizado em Osasco – 2.019), Irmão Abel José Nunes (Praia Grande – 2.022) e Zona Sul (2.022). Desta reestruturação sua sede é alterada para o templo Roberto Tolosa, sito à rua Valdemar, Nº57, Penha de França, São Paulo – SP, diminuindo-se sua competência territorial à zona leste da região metropolitana de São Paulo, sendo seus membros majoritariamente de 5 oficinas simbólicas: Giuseppe Garibaldi, Manoel Tavares de Oliveira, Formosa União, Fraternidade Acadêmica São Paulo e 1º de Maio.

Já o Grande Conselho Kadosh Filosófico do Rito Moderno para o Estado de São Paulo fundou a partir de 1.986 os seguintes Capítulos Filosóficos: João Rainho Teixeira em 22/03/1.997, em Presidente Prudente – SP, Alvorada do Progresso em 18/04/1.998, em Ribeirão Preto – SP, Carlos Gomes em 19/06/1.999, em Campinas – SP (revigorou o Capítulo Universo de 1.980), Sorocaba em 02/06/2.001, em Sorocaba – SP, Cavaleiros da Sapiência em 25/09/2.015, em Guarulhos - SP (originalmente fundado em Mogi Das Cruzes – SP, sob o nome Irmão Walter Bolzani Júnior), Poços de Caldas em 30/09/2.017, em Poços de Caldas – MG (sob jurisdição extensiva concedida pelo SCRM), Cavaleiros Rosa Cruz em 10/06/2.019, em São Caetano do Sul – SP, Cavaleiros de Extrema em 09/08/2.019, em Extrema – MG (sob jurisdição extensiva concedida pelo SCRM), Mestres do Iluminismo regularizado em 10/09/2.019, em Osasco – SP (foi fundado como oficina filosófica independente em 05/09/2.006), Copázio e as Uvas em 25/06/2.022, em São Paulo - SP, Irmão Abel José Nunes em 17/09/2.022, em Praia Grande – SP e Zona Sul em 28/11/2.022, em São Paulo – SP.

DA HOMENAGEM IN MEMORIAM DO CAPÍTULO
FILOSÓFICO PAULISTANO AO IRMÃO
OCTAVIANO DU PIN GALVÃO FILHO

octaviano__edited.png

Nascido Octaviano du Pin Galvão Filho a 20 de fevereiro de 1.921 na cidade do Rio de Janeiro, foi o primogênito do Dr. Octaviano du Pin Galvão, advogado e Procurador do Estado do Rio de Janeiro, e de Dna. Avany Soler do Couto Galvão. Sua célula familiar completou-se com um irmão mais moço, Mario Newton. Tendo apenas o segundo grau completo como educação formal, ainda muito jovem dedicou alguns anos à militância na vida artística – sua real e mais sincera vocação profissional – atuando como ator e “chansonier” em Circos, Teatros de Revista e Cassinos, muito populares nas décadas de ‘30 e ‘40. Talvez por não resistir às pressões advindas da família, de classe média alta e de origem considerada “de estirpe”, terminou por abandonar o Rio de Janeiro refugiando-se em São Paulo – Capital onde iniciou outra atividade profissional, na área comercial da U.S. Steel Export Corporation.

Em abril de 1.947, casa-se com Hilda De Santi, filha de imigrantes italianos e natural de Avaré (SP), uma união de 51 anos e da qual resultaram dois filhos: Octaviano e Mariangela. Dedicou-se por mais de trinta anos à Indústria e ao Comércio de Produtos Siderúrgicos, inicialmente como empregado, depois como autônomo e, finalmente, como empregador; habilitou-se em nível técnico em Metalurgia e em Administração, através de cursos livres oferecidos a profissionais do ramo na década de 60. Ao longo de vinte anos – 1.949/1.969 - dedicou-se ao trabalho associativo de classe, tendo sido dirigente do Sindicato dos Empregados Vendedores e Viajantes do Est. de São Paulo e, também, na Associação dos Representantes Comerciais do Est. de SP. De 1.970 a 1.978, foi representante do SICETEL – Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação do Estado de São Paulo no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. Entre 1.979 e 1.983 foi convidado para – em cargo de confiança – servir ao Município de São Paulo, inicialmente à Câmara de Vereadores do Município de São Paulo, na chefia do Gabinete da Assessoria da Presidência, posteriormente no Gabinete do Secretário Municipal de Transportes e, subsequentemente, no Gabinete do Prefeito, como Chefe de Gabinete da Presidência da extinta CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos. Entre as várias mostras de atenção das quais foi alvo, no decurso de sua militância corporativa e no Serviço Público, destacam-se:

 

  • Distintivo de Ouro e Título de Sócio Benfeitor, concedidos pela ARCESP em 01/10/1969;

  • Medalha Carlos Gomes e Diploma de Reconhecimento, oficializados pela Prefeitura Municipal de Campinas (SP), recebidos em 09/07/1980;

  • Medalha do Proclamador e Diploma de Mérito, sancionados pela Secretaria da Educação e Cultura do Governo do Estado do Paraná, entregues em 07/09/1982

 

De 1983 até 1998, quando faleceu, volta a dedicar-se exclusivamente à iniciativa privada, como Sócio-gerente e Diretor Administrativo e Financeiro de Microbase Integração de Sistemas em Informática Ltda. e Microbase Sistemas de Informação e Comércio Ltda., empresas nacionais do ramo de tecnologia da Informática juntamente com seu filho mais velho.

Mas foi como o “Irmão Galvão”, o “Chefe”, como ficou carinhosamente conhecido, participante ativo por quarenta e cinco anos da Ordem Brasileira da Franco Maçonaria, é que sua verdadeira essência encontrou espaço par vir à tona, desafiando-o ao estudo e à pesquisa perseverantes, o que lhe valeu o respeito e o reconhecimento de todos os que o cercaram, como um dos mais dedicados e profundos conhecedores e destacados membros desta sociedade a seu tempo. Iniciado em 1º de dezembro de 1.953 pelo Rito Escocês, Antigo e Aceito, na então “Loja Capitular Rangel Pestana”, Oriente da Capital do Estado de São Paulo, é elevado a Companheiro e exaltado como Mestre no ano seguinte, obtendo depois os Graus 4 a 18 até março de 57. Nesta oficina integrou a Comissão Cultural e foi Grande Orador do “Sublime Capítulo”, cumprindo ainda o mandato de seu Deputado na Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil. Filiou-se, depois, à tradicional “Loja Simbólica 14 de Julho” do Rito Moderno, igualmente com sede no Oriente da Capital do Estado de São Paulo, na qual desempenhou diversas funções, inclusive a de Venerável Mestre em quatro exercícios consecutivos, de 1.976 a 1.981.

Como articulista, colaborou no Boletim Oficial do GOSP, na Gazeta Maçônica e em outros órgãos da Ordem. Orador experiente, pensador reconhecido, pronunciou inúmeras palestras em Lojas de todo o Estado de São Paulo sobre assuntos institucionais. Mestre instalado e reconhecido no último Grau do Rito Moderno participou, ativa e estreitamente, dos seus “Trabalhos Filosóficos”, criando e presidindo, em sua fase inicial, o Grande Conselho do Rito Moderno do Estado de São Paulo. Em 08/10/1984 é nomeado Grande Secretário das Relações Internas – Adjunto do Grande Oriente de São Paulo. Nesta qualidade, integrou como “Dignidade” e presidiu diversas Comissões de Regularização de Lojas e de Sagração de Templos Maçônicos. Exonerado em julho de 1.985, por haver recebido nomeação para a função de Delegado Estadual do Supremo Conselho do Rito Moderno, foi também empossado como Grande Inspetor e Membro Efetivo e Vitalício daquela Alta Câmara Filosófica – Oficina Chefe do Rito Moderno. Em junho de 1.998, já debilitado em sua saúde, pediu transferência de sua efetividade para a condição de “Emérito”.

Desde 1.958, pela “Loja 14 de Julho”, foi eleito para diversos mandatos alternados de Deputado na Poderosa Assembleia Estadual Legislativa do Grande Oriente de São Paulo. Teve ali atuação destacada e em 1.988, por motivos de saúde, renuncia ao encargo. Em 31 de julho de 1.993, através da Resolução No 03/93, é lhe concedido o Título de Membro Honorário daquela Casa de Leis. Em 18/11/1.991, através do Ato No 052/91 expedido pelo Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo, é designado para Conselheiro Honorário do Ilustre Conselho Estadual, cargo para o qual foi confirmado e reconduzido em 1.995 e que exerceu até 1.998. Durante seus muitos anos de atividade maçônica, inúmeras foram as demonstrações de apreço que lhe foram dedicadas, entre as quais se destacam:

 

  • Emérito e Benemérito do Grande Oriente do Brasil;

  • Irmão Benemérito Remido de sua Loja 14 de Julho;

  • Venerável “Ad-Vitam” de sua Loja 14 de Julho;

  • Membro Honorário da Centenária “Loja Firmeza” de Itapetininga (SP);

  • Membro Honorário da “Loja Construtores Sociais” de Santos (SP);

  • Membro Honorário da “Loja Estrela de Santos” de Santos (SP);

  • Membro Honorário da “Cavalheiros de Santo André” de Santo André (SP);

  • Membro Honorário da “Trolha Andreense” de Santo André (SP);

  • Membro Honorário da “Giuseppe Garibaldi” de São Paulo (SP);

  • Membro Honorário da “Manoel Tavares de Oliveira” de São Paulo (SP);

  • Membro Honorário da “Ordem e Progresso” de São Paulo (SP);

  • Membro Honorário da “1º de Maio II” de São Paulo (SP);

  • Membro Honorário da “Sentinela Paulista” de São Paulo (SP);

  • Membro Honorário da “Themis Paulista” de São Paulo (SP);

  • Comenda “Carlos Gomes”, da vetusta “Loja Amizade” de São Paulo (SP).

 

Enumeram-se em ordem cronológica as láureas maçônicas que recebeu:

 

  • Medalha “José Bonifácio”, insígnia mor do Grande Oriente de São Paulo - Colegiado, concedida em 1.981;

  • Medalha “Gonçalves Ledo”, a mais alta condecoração do Grande Oriente de São Paulo, conferida em sua instauração;

  • Título de “Grande Benemérito da Ordem”, entregue em 29/07/1.991;

  • Condecoração da “Estrela da Distinção Maçônica”, recebida em 25/01/1.992;

  • Título de “Defensor Perpétuo do Rito Moderno”, conferido pelo Supremo Conselho do Rito Moderno no 150º aniversário de sua fundação, recebido em 14/12/1.992;

  • Condecoração da “Cruz da Perfeição Maçônica”, outorgada em Brasília pelo Ato N o. 21 do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, entregue em 03/04/1.993;

  • Comenda da “Ordem do Mérito Dom Pedro I”, galardão máximo do Grande Oriente do Brasil, outorgada em Brasília pelo Ato No. 1008 de seu Soberano Grão-Mestre, entregue em 29 de julho de 1.998;

  • Comenda “Defensor Perpétuo do Rito Moderno”, galardão máximo do Supremo Conselho do Rito Moderno no Brasil, outorgado postumamente em São Paulo, através do Ato de seu Soberano Grande Inspetor Geral, em 24 de abril de 2.015;

 

Em 12 de outubro de 1.998, aos setenta e sete anos, vítima de complicações respiratórias e de trombose, falece em São Paulo, Capital, terra que adotou como sua honrando-a com o seu trabalho e dedicação; que aprendeu a amar e a respeitar; na qual criou seus filhos e onde fez centenas de “verdadeiros irmãos” e de amigos sinceros. Por fim, após sua morte, por sua perseverança e dedicação, foi honrado mais uma vez, por ter seu nome atribuído ao Sublime Capítulo Filosófico Paulistano.

DO ESTANDARTE DO CAPÍTULO
FILOSÓFICO PAULISTANO

estandarte.jpeg

Em um fundo azul, cor oficial do rito Moderno, que remete à independência e estabilidade, tem em seu centro um brasão alusivo ao da bandeira da cidade de São Paulo.

Tem um escudo ao centro na cor dourada, a fim de inspirar iluminação e prosperidade.

No interior deste escudo um braço armado faz alusão à força do povo paulistano, pronto a lutar por seus direitos, qualquer que seja o poder inimigo.

O braço empunha uma espada, que é para os maçons o símbolo da igualdade e da luta pela justiça.

Nesta espada alegoricamente está uma flâmula branca de ponta triangular, demonstrando a valorização da paz e dos valores e tradições maçônicas.

Ao centro da bandeira temos o símbolo Rosa Cruz: uma cruz Grega, que simboliza os 4 pontos cardeais, ou seja, que a maçonaria deve se estender a todos os lugares, e uma rosa vermelha ao centro desta cruz, que significa os desejos intensos que os obreiros têm em propagar os ideais maçônicos.

O escudo é ladeado por dois ramos de Acácia verdejantes, a cor verde significa geração e renovação, e as Acácias lembram que os maçons não devem medir esforços e inclusive se sacrificar, se necessário, pelo bem da Ordem.

Acima do escudo um ninho onde um pelicano alimenta sete filhotes com seu próprio sangue, e é uma alegoria que remete à responsabilidade daqueles que atingem o grau sete de suportar com todos os meios que possuem todos os irmãos dos sete graus deste rito: É o compromisso de um Cavaleiro Rosa Cruz para com o rito Moderno.

DOS EMINENTES E SAPIENTÍSSIMOS
DO SUBLIME GRANDE CAPÍTULO ESTADUAL
“SÃO PAULO” DO RITO MODERNO

1 - Luiz Meira.png

1 - Emin∴ Insp∴ e Sap∴ Gr∴ M∴ Ir∴ Luiz Meira

- Cad∴.

  • Período 1.951 a 1.954 da E∴ V∴.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Cavaleiros de Santo André Nº 1.278.

  • Emin∴ Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo - Período 1.960 a 1.961 da E∴ V∴.

2 - Emin∴ Insp∴ e Sap∴ Ir∴ Bixio Picciotti

- Cad∴.

  • Período 1.954 a 1.969 da E∴ V∴.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ 14 de Julho Nº 457

pic02.jpg
pic02.jpg

3 - Emin∴ Insp∴ e Sap∴ Ir∴ Antônio Alves Perez

- Cad∴.

  • Período 1.969 a 1.983 da E∴ V∴.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Estrela de Santos Nº 1.156.

4 - Emin∴ Insp∴ e Sap∴ Ir∴ Octaviano Du Pin Galvão Filho

- Cad∴ 19.818.

  • Período 1.983 a 1.986 da E∴ V∴.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ 14 de Julho Nº 457

4 - Octaviano Du Pin Galvão Filho.png

DOS SAPIENTÍSSIMOS DO SUBLIME
CAPÍTULO FILOSÓFICO PAULISTANO

Antonio Onias Neto.png

1 - Sap∴ Ir∴ Antonio Onias Neto

- Cad∴ 19.846.

  • Período 1.986 a 1.995 da E∴ V∴.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ 1º de Maio Nº 2.264

2 - Sap∴ Ir∴ Seikem Togawa

- Cad∴ 19.035.

  • Período 1.995 a 1.998 da E∴ V∴.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ 14 de Julho Nº 457

Seikem Togawa.png
Bernardo Garcia.png

3 - Sap∴ Ir∴ Bernardo Garcia

- Cad∴ 19.965.

  • Período 1.998 a 2.001 da E∴ V∴.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Ordem e Progresso Nº 428.

4 - Sap∴ Ir∴ Lúcio Ferreira Ramos

- Cad∴ 19.948.

  • Período 2.001 a 2.004 da E∴ V∴.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Themis Paulista Nº 1.280.

Lúcio Ferreira Ramos.png
Pasquale Mignella Filho.png

5 - Sap∴ Ir∴ Pasquale Mignella Filho

- Cad∴ 20.374.

  • Período 2.004 a 2.011 da E∴ V∴.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Formosa União Nº 2.438.

6 - Sap∴ Ir∴ Rafael De Luca

- Cad∴ 20.539.

  • Período 2.011 a 2.013 da E∴ V∴.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Themis Paulista Nº 1.280.

Rafael De Luca.png
Mario Cardoso Barreto.png

7 - Sap∴ Ir∴ Mario Cardoso Barreto

- Cad∴ 20.405.

  • Período 2.013 a 2.015 da E∴ V∴.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Formosa União Nº 2.438.

8 - Sap∴ Ir∴ Rodney Gouveia Policeno

- Cad∴ 20.778.

  • Período 2.015 a 2.017 da E∴ V∴.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Giuseppe Garibaldi Nº 1.462

Rodney Gouveia Policeno.png
Alexandre Schimied.png

9 - Sap∴ Ir∴ Alexandre Schimied

- Cad∴ 20.972.

  • Período 1.969 a 1.983 da E∴ V∴.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Estrela de Santos Nº 1.156.

10 - Sap∴ Ir∴ Guilherme Martins Scatena

- Cad∴ 21.078

  • Período 2.019 a 2.021 da E∴ V∴.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Bandeira Branca Nº 2.950

Guilherme Martins Scatena.png
Eduardo Watanabe Matheucci.png

11 - Sap∴ Ir∴ Eduardo Watanabe Matheucci

- Cad∴ 21.326.

  • Período 2.021 a 2.023 da E∴ V∴.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Arte Nova Nº 3.000.

12 - Sap∴ Ir∴ Leonardo Porto Mignella

- Cad∴ 21.463.

  • Período 2.023 a 2.025 da E∴ V∴. (ATUAL)

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Cavaleiros de Bonsucesso Nº 3.237.

Leonardo Porto Mignella.png

DOS EMINENTES DO GRANDE CONSELHO
KADOSH FILOSÓFICO DO RITO MODERNO
PARA O ESTADO DE SÃO PAULO

Octaviano Du Pin Galvão Filho.png

1 - Emin∴ Insp∴ Ir∴ Octaviano Du Pin Galvão Filho

- Cad∴ 19.818.

  • Período 1.986 a 1.995 da E∴ V∴.

  • Sublime Capítulo Filosófico Paulistano.

  • • A∴ R∴ L∴ S∴ 14 de Julho Nº 457.

2 - Emin∴ Insp∴ Ir∴ Antônio Onias Neto

- Cad∴ 19.846.

  • Período 1.995 a 1.998 da E∴ V∴.

  • Sublime Capítulo Filosófico Paulistano.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ 1º de Maio Nº 2.264.

Antonio Onias Neto.png
Seikem Togawa.png

3 - Emin∴ Insp∴ Ir∴ Seikem Togawa

- Cad∴ 19.035.

  • Período 1.998 a 2.001 da E∴ V∴.

  • Sublime Capítulo Filosófico Paulistano.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ 14 de Julho Nº 457.

4 - Emin∴ Insp∴ Ir∴ José Maria Bonachi Batalla

- Cad∴ 19.975.

  • Período 2.001 a 2.007 da E∴ V∴.

  • Sublime Capítulo Filosófico Luciano Lacombe.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Cavaleiros de Santo André Nº 1.278.

José Maria Bonachi Batalla.png
pic01.jpg

5 - Emin∴ Insp∴ Ir∴ Jair de Frias

- Cad∴ 19.984.

  • Período 2.007 a 2.010 da E∴ V∴.

  • Sublime Capítulo Filosófico Luciano Lacombe.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Cavaleiros de Santo André Nº 1.278.

6 - Emin∴ Insp∴ Ir∴ Renato Soares Prestes

- Cad∴ 20.214.

  • Período 2.010 a 2.013 da E∴ V∴.

  • Sublime Capítulo Filosófico Luiz La Scala Jr.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Estrela de Santos Nº 1.156.

pic01.jpg
pic01.jpg

7 - Emin∴ Insp∴ Ir∴ Paulo Silas Castro de Oliveira

- Cad∴ 20.311.

  • Período 2.013 a 2.014 da E∴ V∴.

  • Sublime Capítulo Filosófico Luciano Lacombe.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ 81 Nº 3.753.

8 - Emin∴ Insp∴ Ir∴ Rafael De Luca

- Cad∴ 20.539.

  • Período 2.014 a 2.023 da E∴ V∴.

  • Sublime Capítulo Filosófico Paulistano.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Themis Paulista Nº 1.280.

Rafael De Luca.png
Rodney Gouveia Policeno.png

9 - Sap∴ Ir∴ Rodney Gouveia Policeno

- Cad∴ 20.778.

  • Período 2.023 a 2.027 da E∴ V∴.

  • Sublime Capítulo Filosófico Paulistano.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Giuseppe Garibaldi Nº 1.462.

DOS SOBERANOS GRANDES INSPETORES
DO SUPREMO CONSELHO DO RITO MODERNO

Seikem Togawa.png

1 - S∴ G∴ I∴ Ir∴ Antônio Onias Neto

- Cad∴ 19.846.

  • Período 1.998 a 2.004 da E∴ V∴.

  • G∴C∴K∴F∴ para o Estado de São. Paulo

  • Sublime Capítulo Filosófico Paulistano.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ 1º de Maio Nº 2.264

2 - S∴ G∴ I∴ Ir∴ José Maria Bonachi Batalla

- Cad∴ 19.975.

  • Período 2.001 a 2.007 da E∴ V∴.

  • G∴C∴K∴F∴ para o Estado de São. Paulo

  • Sublime Capítulo Filosófico Luciano Lacombe.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Cavaleiros de Santo André Nº 1.278.

José Maria Bonachi Batalla.png
Pasquale Mignella Filho.png

3 - S∴ G∴ I∴ Ir∴ Pasquale Mignella Filho

- Cad∴ 20.374.

  • Período 2;013 a 2.025 da E∴ V∴.

  • G∴C∴K∴F∴ para o Estado de São. Paulo

  • Sublime Capítulo Filosófico Paulistano.

  • A∴ R∴ L∴ S∴ Formosa União Nº 2.438.

bottom of page