top of page

COM HOMENAGEM A ROBERT BADEN-POWELL É FUNDADO SUBLIME CAPÍTULO REGIONAL NO RIO DE JANEIRO

COM HOMENAGEM A ROBERT BADEN-POWELL É FUNDADO O SUBLIME CAPÍTULO REGIONAL IMPEESA DO RITO MODERNO N° 45 NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO/RJ



O Supremo Conselho do Rito Moderno sempre está em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito e por esse motivo hoje estamos efusivos com a Fundação do mais novo Sublime Capítulo Regional do Rito Moderno "Impeesa n° 45", nome que faz uma homenagem a Robert Baden-Powell, fundador do Movimento Escoteiro em 1907 na Inglaterra. Baden-Powell aproveitou os elementos positivos de camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina presentes na sua vida militar, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um novo movimento educacional.


Conheça um pouco da história do Sublime Capítulo Impeesa


Em 25 de novembro de 2021, irmãos do Rio de Janeiro convocados pelo Irmão Gustavo Felipe Carvalho Lima se reuniram com o desejo de pertencer e trabalhar nas fileiras do Supremo Conselho do Rito Moderno, que nesta mesma data completava seus 147 anos de fundação.





Na ocasião foi escolhido o nome para o Sublime Capítulo Regional do Rito Moderno de Impeesa, sendo este o mesmo nome da Loja Simbólica da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, número 142, patrocinadora, na qual, o irmão Gustavo Felipe estava como Venerável.


O nome escolhido "Impeesa" trata-se de uma homenagem ao Tenente General do Exército Britânico, Fundador do Escotismo, Sir Robert Stephenson Smyth Baden-Powell que impressionados com sua coragem e destreza, os povos africanos o chamavam de Impeesa, significando "O lobo que nunca dorme".


O timbre escolhido do Sublime Capítulo foi o Lobo, o mesmo da Loja Simbólica, com o gorro vermelho, típico do símbolo do Grau 09 do SCRM.


Ressaltamos que diversos membros do Sublime Capítulo ainda estão ativos e condecorados no movimento escoteiro, inclusive fazendo parte da Direção Nacional da União dos Escoteiros do Brasil.


Diante de todo trabalho foi escolhido para ser o primeiro presidente do Capítulo o irmão Felipe Eduardo Portela de Paulo, Grau 09 do SCRM e com experiência em presidir diversos Corpos Maçônicos.





No dia 29 de novembro de 2021, os irmãos encaminharam a petição para Fundação do Sublime Capítulo ao Grande Secretário do SCRM, Irmão Charles Quinlan.


No dia 10 de dezembro de 2021 foi autorizada a Instalação do Sublime Capítulo pelo Soberano Grande Inspetor Geral do Rito Moderno Irmão Pasqualle Mignella Filho.


No dia 15 de janeiro de 2022, em Recife/PE foi realizada reunião com o Grande Patriarca Regente do Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita Irmão Sérgio Costa de Oliveira, um dos grandes incentivadores e fundador do Sublime Capítulo e o Soberano Grande Inspetor Geral do Rito Moderno, Irmão Pasquale Mignella Filho sendo agendado reunião na cidade do Rio de Janeiro para tratar dos preparativos da Fundação do Capítulo.





No dia 07 de maio de 2022, ocorreu uma reunião histórica na sede do Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita no RJ, onde o Soberano e sua comitiva, o Grande Patriarca Regente, Irmãos do Rito Moderno e os Fundadores do novo Sublime Capítulo, ratificaram a Fundação e Reconhecimento de Equivalência ao Grau 09 do SCRM para o dia de hoje, 30 de junho de 2022, na Ilha do Governador, RJ.


Bem-vindo Sublime Capítulo Regional Impeesa do Rito Moderno n° 45!


Agradecemos também o Irmão Gustavo Felipe, 9° do SCR IMPEESA, pelo apoio no envio do resumo histórico de fundação do Sublime Capítulo.


Supremo Conselho do Rito Moderno

Grande Secretaria Geral de Comunicação e Cultura do SCRM

186 visualizações0 comentário
bottom of page