top of page

Comenda José Coêlho da Silva

pexels-alex-azabache-3214975_edited.jpg
WhatsApp Image 2023-06-12 at 22.14_edited.jpg

O saudoso Irmão José Coêlho da Silva nasceu em 10 de junho de 1922 na então “Cidade de Nossa Senhora das Neves”, hoje João Pessoa, capital da Paraíba. Filho de um militar e de uma Professora primária, foi alfabetizado com cinco anos de idade, aos sete anos ingressou na Escola de Aprendizes de Artífice para ser serralheiro e aos nove anos ensinou o próprio pai a ler e escrever.

 

Autodidata, foi professor de História e Língua Portuguesa na Paraíba. Com pouco mais de 18 anos de idade se mudou para o Rio de Janeiro e fundou uma escola em Caxias, da qual foi diretor. Na carreira do magistério foi fundador e Secretário de Administração da Universidade Souza Marques, onde permaneceu até seu falecimento como presidente do Conselho Fiscal.

 

Além do magistério, foi Chefe da Seção Auxiliar da Diretoria de Engenharia do Ministério da Aeronáutica, onde em 1962 foi eleito Presidente da Associação Civil dos Servidores da Aeronáutica e preso durante 49 dias pela ditadura militar em 1964.

 

Pela destacada dedicação à filantropia, foi membro do Conselho Curador da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

 

Na trajetória maçônica foi iniciado em 14 de junho de 1951 na Loja Comércio e Artes, Primaz do GOB, então trabalhando no Rito Moderno, e lá exerceu todos os cargos administrativos até ser Instalado Venerável Mestre.

 

Participou na fundação de mais de 40 Lojas Simbólicas, foi membro do Ilustre Conselho Federal do GOB, Deputado Federal Maçônico por 12 anos e Administrador do GOB-RJ por 15 anos, tendo trabalhado com os Soberanos Grão-Mestres Gerais Jair de Assis Ribeiro e Francisco Murilo Pinto. Foi Eminente Grão-Mestre Estadual do GOB-RJ por dois mandatos, de 1991 a 1999.

 

Profundo conhecedor da Arte Real, mercê de sua vasta cultura geral e maçônica, sempre buscou a coexistência com outras Obediências no Brasil, mantendo sempre bom relacionamento com as Oficinas Chefes dos Ritos.

 

Sempre preocupado com o aperfeiçoamento do Maçom, foi responsável pela realização do Seminário de Mestre Maçom em 1993, com 4 meses de duração com sessões realizadas três vezes por semana, executado pela então Secretaria de Educação e Cultura do GOB-RJ.

 

Dentre as mais de duzentas distinções e cargos na maçonaria e na vida civil, foi nomeado Garante de Amizade entre o GOB-RJ e o GOB-RO em 1999.

 

Em nosso Supremo Conselho, com cadastro 19801, teve destacada participação. Foi o Soberano Grande Inspetor Geral do Rito Moderno de 1974 até 1992 – 18 anos – recorde até os dias de hoje – e primeiro Defensor Perpétuo do Rito Moderno.

 

De um artigo de autoria do Irmão José Coelho da Silva, publicado em 2001, intitulado “Ditosos os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos porque ouvem”, retiramos um pequeno trecho:

 

Felizes aqueles que têm a oportunidade de ingressar na Maçonaria, onde podem "VER A LUZ", a "VERDADEIRA LUZ", aquela que ilumina o espírito, abrindo-lhe a vista e ativando-lhe a audição para que aprendam a VER e a OUVIR "por dentro", conforme o ensinamento do Padre Antonio Vieira no seu imortal Sermão do Espírito Santo. Nascendo para uma nova vida, o INICIADO é submetido a um sutil processo educativo que visa uma afirmação ou modificação do seu caráter, buscando um aperfeiçoamento de todos os ângulos e aspectos de sua responsabilidade, a começar pelo importantíssimo uso da palavra, que, na maioria dos casos, deve ser substituída por uma linguagem elevada, onde somente expressões construtivas, de união, de estímulos, de concórdia, de fraternidade e de amor possam ser ouvidas.

Lista de irmãos agraciados com a Comenda do Mérito Maçônico "José Coelho da Silva":

01 - Carlos Alberto Pereira - RO

02 - Joaquim Candido de Carvalho Netto - SP

03 - Rafael De Luca - SP 

04 - Edson Luiz Lau Filho - PR

05 - Elisandro Alexandre Pogogelski - PR

06 - Ivan Lineu do Nascimento Júnior - PR 

07 - Juilson Previdi - PR 

08 - Jailson Santana da Silva - PE

09 - Guilherme de Queiroz Ribeiro - PE

10 - Sebastião Joaquim Lima Bonfim - MA

11 - Gustavo Felipe Carvalho Lima - RJ

12 - Sergio Costa de Oliveira - RJ

13 - Pasquale Mignella Filho - SP

14 - Julio Cesar Giordani de Souza - SC

15 - Euclides Sampaio Fróes - RO

16 - Felipe Eduardo Portela de Paulo - RJ

17 - Pedro Borsetto Filho - SP

18 - Alberto Enis Nicoletti - PE

19 - Nilton Perez - SP

20 - Rodney Gouvea Policeno - SP

21 - Mário Cardozo Barreto - SP

bottom of page