6 de abril de 2017

Sobre as Ordens Sapienciais

Avental do Eleito ou Eleito Secreto

1ª Ordem Sapiencial – Eleito ou Eleito Secreto. Essa Ordem reúne a essência de 17 Graus diferentes. Trata sobre o conceito maçônico de justiça, consciência e punição.

Avental do Escocês ou Eleito Escocês

2ª Ordem Sapiencial: Escocês ou Eleito Escocês – Esta Ordem traz a essência de 20 Graus diferentes e trata do tema da restauração interior através do encontro simbólico da Palavra Perdida.

Avental do Cavaleiro do Oriente ou da Espada

3ª Ordem Sapiencial: Cavaleiro do Oriente ou da Espada – Esta Ordem resume 23 Graus diferentes, sendo 18 sintetizados para a sua formação. Trata da luta e do esforço necessário para a reconstrução do Templo Interior, sobre ultrapassar obstáculos e, dessa forma, atingir o objetivo de restaurar os Homens que constróem uma nova sociedade.

Avental do Soberano Príncipe Rosa-Cruz

4ª Ordem Sapiencial – Soberano Príncipe Rosa-Cruz : Esta Ordem é o resultado da análise de 10 Graus diferentes que tratam da fase final da restauração interior. O Rosacruz abandona a construção do templo exterior e eleva um monumento espiritual tornando-se, com isso, uma Estrela Flamejante em cujo centro brilha a verdadeira SABEDORIA. O verdadeiro Rosacruz, como o simbólico pelicano, alimenta seus filhos espirituais com seu sangue, símbolo da essência da vida interior.

5ª Ordem – Dividida em dois Graus: Inspetor/ Cavaleiro da Águia Branca e Negra (Grau 8) e Grande Inspetor Geral / Cavaleiro da Sapiência (Grau 9), é a síntese de 21 Graus que compunham os conhecimentos do chamado “Ilustre e Perfeito Maçom”. É o ápice do Rito Moderno, sendo destinada a conservar e estudar todos os Graus físicos e metafísicos e todos os sistemas maçônicos do presente e do passado, além de se tratar do bureau de administração do Rito nas esferas Estadual e Nacional.