MÊS DE MARÇO CELEBRA O PRIMEIRO ANO DE FUNDAÇÃO DO SUBLIME CAPÍTULO REGIONAL DO RITO MODERNO “REVOLUÇÃO ACREANA” – AO CLIMA DE CRUZEIRO DO SUL

MÊS DE MARÇO CELEBRA O PRIMEIRO ANO DE FUNDAÇÃO DO SUBLIME CAPÍTULO REGIONAL DO RITO MODERNO “REVOLUÇÃO ACREANA” – AO CLIMA DE CRUZEIRO DO SUL

Notadamente, a evolução da Maçonaria Acreana tomou um novo impulso a partir do ano de 2016, quando abnegados Irmãos objetivaram e ousaram trazer o tradicional Rito Francês para um Estado com uma forte tradição ritualística de origem Escocesa.
Era o Rito Moderno (francês) pedindo licença e abrindo espaço há pouco mais de 2 anos atrás, com a fundação de sua primeira loja de base simbólica, com o título distintivo de “Joaquim Generoso de Oliveira”, que recebeu o n.º gobiano 4.434, para o Oriente de Mâncio Lima, estrategicamente na cidade mais Ocidental do Brasil.
Após a fundação da base simbólica, os maçons foram capitaneados pelo Soberano Grande Inspetor Geral do SCFRMB, Irmão Sergio Ruas e com o apoio corajoso de vários Irmãos, entre os quais, Osmir D’albuquerque Lima Filho, Rodolfo Piovesan, André Otávio, Vladimir Codinhoto e Edmilson Rosas Cavalcante (Delegado Litúrgico do Rito Moderno no Acre), com a chancela de nosso Eminente Grão-Mestre do GOB-Acre, Irmão José Rodrigues Teles, fundaram-se Lojas Capitulares para os Climas de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
No tradicionalíssimo e secular Oriente cruzeirense, fundou-se o Sublime Capítulo Regional do Rito Moderno “Revolução Acreana”, uma homenagem em seu título distintivo aos heróis nordestinos/acreanos que lutaram bravamente no início do século XX, para que o Acre fosse incorporado à grande Pátria brasileira, em batalhas travadas no seio da floresta contra o rival exército boliviano, estando os homens de nosso lado liderados pelo militar gaúcho José Plácido de Castro.
Assim, em 24 de março de 2017 A.•. D.•. marca-se o início de um novo tempo para os Graus Filosóficos do Rito Moderno, estrategicamente concebidos em Cruzeiro do Sul, jurisdicionado ao Grande Conselho Kadosh Filosófico do Rito Moderno do Brasil/Acre e Federado ao Supremo Conselho Filosófico do Rito Moderno do Brasil.
Em grande e fraterno espírito de igualdade que permeia os Irmãos, aos 27 dias do mês de Abril de 2017 A.•. D.•., a Comissão de Regularização presidida pelo Soberano Irmão Sergio Ruas e demais autoridades do Rito que se deslocaram do Estado de São Paulo a este Clima, apresentaram a Carta Constitutiva, bem como, o Ato n.º 107, de 10 de abril de 2017 A.•. D.•., que deferiu o pedido de regularização.
Desta forma, a primeira administração do Sublime Capítulo Regional do Rito Moderno “Revolução Acreana”, ficou assim composta: Sapientíssimo Mestre: Narcélio Flávio Siqueira de Oliveira; 1º Vigilante: Luiz Augusto Terra Pires; 2º Vigilante: Osmiro Siqueira de Oliveira; Orador: Francisco das Chagas de Souza Vale; Secretário: Elvio de Souza Diniz; Tesoureiro: Moacir Farias de Oliveira e Chanceler: Ivaldo de Oliveira Souza. O apoio da administração superior do Rito foi consolidado no Alto Juruá, com a nomeação do Irmão Marcelo Rosas Cavalcante como Delegado Litúrgico Adjunto, com a finalidade de tirar o Alto Juruá do isolamento e propiciar a celeridade que se faz necessária as comunicações e recebimento de atos, decretos, cartas e afins. O Sublime Capítulo foi agraciado com a inscrição de Respeitáveis Irmãos de Lojas azuis que iniciaram em suas Ordens Sapienciais, dando o primeiro passo rumo a consolidação das lojas filosóficas do Rito Moderno no Acre.
Ao Soberano Grande Inspetor Geral do Rito e aos Delegados Litúrgicos, o nosso reconhecimento e gratidão. Ao Grão-Mestre da Jurisdição Simbólica (GOB-ACRE), os nossos aplausos e cumprimentos fraternos. A todos os abnegados Irmãos “Modernistas”, em especial, os que compõem o Quadro de nosso Capítulo, as nossas felicitações e mais distintas considerações.

Viva o Supremo Conselho Filosófico do Rito Moderno do Brasil!
Viva a Maçonaria Acreana!
Viva o Sublime Capítulo Regional do Rito Moderno “Revolução Acreana”!

Com um fraternal abraço a todos, em nome de toda a administração e quadro de maçons deste Capítulo,

Francisco das Chagas de Souza Vale – Orador

Narcélio Flávio Siqueira de Oliveira – Sapientíssimo Mestre

Edmilson Rosas Cavalcante e Marcelo Rosas Cavalcante – Delegados Litúrgicos

Ao Clima de Cruzeiro do Sul, no Grande Vale do Estado do Acre, aos 5 dias do mês de Março de 2017, A.•. D.•.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *