Fundação do SUBLIME CAPÍTULO REGIONAL DO RITO MODERNO CAVALEIROS DA ALIANÇA

Fundação do SUBLIME CAPÍTULO REGIONAL DO RITO MODERNO CAVALEIROS DA ALIANÇA, Palestra e Festividade aconteceram neste fim de semana no Estado do Paraná.

O Supremo Conselho Filosófico do Rito Moderno do Brasil – SCFRMB, esteve no Oeste do Paraná, em comitiva itinerante, liderada por seu Soberano Grande Inspetor Geral, Irmão Sergio Ruas, para cumprir intensa agenda na região.

As atividades iniciaram-se na noite do dia 20/10 com a palestra realizada na Cidade de Toledo, promovida pelas ARLS Aliança Universitária nº 4437 e Tríplice Aliança nº 3277, que foi proferida com maestria por nosso Grande Secretario de Educação, Cultura e Orientação Ritualística do SCFRMB, Irmão André Otávio Assis Muniz, com o tema: “Historia da Maçonaria e do Rito Moderno, do Sec. XVIII aos nossos dias”. O evento contou com a presença de maçons e familiares que participaram e interagiram com o palestrante e autor, que dentre várias obras, abordou seu ultimo livro, o “Curso Elementar de Maçonologia”. Em Ato continuo ambas as Lojas foram agraciadas com o titulo de “Defensoras do Rito Moderno”, pelo apoio e dedicação que tem prestado. O evento se encerrou com coquetel oferecido aos presentes.

Já na manhã do dia 21/10, ocorreu a conferência das quatro primeiras Ordens Sapienciais do Rito Moderno aos Irmãos, seguido da fundação do Sublime Capítulo Regional do Rito Moderno Cavaleiros da Aliança, seguido da cerimonia de Acendimento dos Fogos do Capitulo e investidura de seus Oficiais. A sessão contou com a presença de vários Irmãos de outros Ritos, Corpos e Ordens Filosóficas que vieram prestigiar e participar deste momento histórico para a Maçonaria, em especial para a Região Oeste do Estado do Paraná, confraternizando-se ao fim, com um fraterno ágape.

Em ato continuo, a delegação deslocou-se à cidade de Cascavel para tomar parte das festividades de Aniversário da ARLS Filhos da Luz nº 4253, que comemora seu quinto aniversario e que na ocasião também iniciou dois novos Irmãos na ordem. Sessão esta, que foi coroada de várias autoridades, destacando-se a presença de nosso Soberano Grande Inspetor Geral do SCFRMB e Ministro Presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico, Irmão Sérgio Ruas; do Eminente Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil-PR, Irmão Luiz Rodrigo Larson Carstens; do Poderoso Irmão Everson Xavier Ribeiro, Deputado Federal junto a SAFL pela ARLS Dom Pedro II e que oficialmente representou o Sapientíssimo Presidente da Soberana Assembleia Legislativa Federal, Irmão Ricardo Maciel Monteiro de Carvalho; demais Deputados Federais e Estaduais, além de diversas autoridades de vários orientes da Federação que reuniram-se numa grande festa em celebração a esta especial data e aos laços fraternos que nos fazem verdadeiros irmãos.

Em nome do Supremo Conselho Filosófico do Rito Moderno do Brasil, a Delegacia Litúrgica do SCFRMB para Estado do Paraná, através de seu Delegado Litúrgico, Irmão Augusto Cesar Alvino da Silva, AGRADECE imensamente a todos os incansáveis e valorosos Irmãos, que nos auxiliaram a tornar real este intenso fim de semana, proporcionando a materialização do mais puro conceito de vivência fraterna e prática maçônica.

“Deus dá a todos uma estrela.

Uns fazem da estrela um sol.

Outros nem conseguem vê-la.”

Helena Kolody, in Poesia Mínima, 1986

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *