Instalação dos Sublimes Capítulos Regionais do Rito Moderno “Rio de Janeiro” e “Sapere Aude” no Rio de Janeiro-RJ

A Comitiva Itinerante do SCFRMB continua levando o autêntico Rito Moderno para todo o Brasil!

Os dias 18 e 19 de Agosto de 2017 entrarão para a história do Rito Moderno e para a história da Maçonaria brasileira. Nesses dois dias memoráveis, a Comitiva itinerante do SCFRMB esteve presente no histórico Palácio Maçônico do Lavradio, casa mãe da Maçonaria brasileira, para noite de palestra sobre a História do Rito Moderno, ministrada pelo Eminente Grande Secretário de Educação, Cultura e Orientação Ritualística do SCFRMB, Irmão André Otávio Assis Muniz, e uma manhã de intensos trabalhos para fundação de dois Sublimes Capítulos Regionais do Rito Moderno e instalação das respectivas administrações.

Em ambos os eventos estiveram presentes algumas das mais altas autoridades da Maçonaria Simbólica do Grande Oriente do Brasil.

À palestra da noite de 18 de Agosto, organizada pelas Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas “Liberdade, Justiça e Solidariedade” n. 2580, “Venerável Mestre Antônio Domingos de Abreu Pimenta” n. 3338, “Francisco Murilo Pinto” n. 3394, “Universitária Prof. José de Souza Herdy” n. 3404, fizeram-se presentes o Eminente Grão Mestre Estadual do GOB-RJ, Irmão Edimo Muniz Pinho, Grande Secretário Geral de Orientação Ritualística do Grande Oriente do Brasil e Eminente Grão Mestre Estadual de Honra do GOB-RJ, Irmão Eduardo Gomes, o Sapientíssimo Presidente da Soberana Assembléia Federal Legislativa, Irmão Ricardo Carvalho, o Sapientíssimo Presidente de Honra da Soberana Assembléia Federal Legislativa, Irmão Ademir Candido da Silva, o Secretário Estadual de Orientação Ritualística Adjunto para o Rito Moderno, Irmão José Mauro Cabral, o Ministro Presidente do Superior Tribunal Maçônico e Soberano Grande Inspetor do SCFRMB, Irmão Sérgio Ruas e o Grande Secretário Adjunto de Orientação Ritualística Adjunto do Rito Moderno do GOB e Soberano Grande Inspetor de Honra do SCFRMB, Irmão Wilson Aguiar Filho, bem como diversos Grandes Secretários Gerais do SCFRMB e o Delegado Litúrgico para o Estado do Paraná, Irmão Augusto Cesar Alvino da Silva. Estiveram presentes diversas outras autoridades do GOB e de Corpos Filosóficos, inclusive um representante do Supremo Conselho do Rito Moderno, enviado pelo presidente daquela instituição, que fez questão de prestigiar o evento e fazer chegar a nós suas saudações que constaram em ata.

A palestra foi um imenso sucesso, com efusivos cumprimentos por parte de todas as autoridades e os aplausos de todos os presentes que somavam quase 100 Irmãos.

Na manhã de 19 de Agosto, começando ainda antes das 09:00 da manhã, o templo n. 08 do Palácio Maçônico do Lavradio encontrava-se novamente lotado.

Presidindo os trabalhos estava o Muito Poderoso Soberano Grande Inspetor Geral do SCFRMB, Irmão Sérgio Ruas, auxiliado pelo Grande Secretário Geral de Educação, Cultura e Orientação Ritualística, Irmão André Otávio Assis Muniz. Ocupando o Oriente, ao lado do SGIG e muito nos honrando com sua presença, estavam novamente o Grão Mestre Estadual do GOB-RJ, Irmão Edimo Muniz Pinho, o Grande Secretário de Orientação Ritualística do GOB e Grão Mestre de Honra do GOB-RJ, Irmão Eduardo Gomes e o Sapientíssimo Presidente da Soberana Assembléia Federal Legislativa, Irmão Ricardo Carvalho. Estavam também presentes o Grande Secretário Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Moderno e Soberano Grande Inspetor de Honra do SCFRMB, Irmão Wilson Aguiar Filho e o Sapientíssimo Presidente de Honra da Soberana Assembléia Federal Legislativa, Irmão Ademir Candido da Silva.

Os cargos foram ocupados pelos Irmãos da Comitiva Itinerante do SCFRMB e Grandes Secretários Gerais, Eminentes Irmãos Sérgio Renato Monteiro de Souza, Julio Beles Lussari, Augusto Cesar Alvino da Silva, Pedro Rodrigues Bueno Júnior, Edson Costiuc e Marcelo Pereira Rezende da Silva.

A sessão começou com a Transmissão Curta das 4 Ordens Sapienciais, ritual especialíssimo utilizado apenas para a fundação de Capítulos onde não haja número regulamentar de Irmãos colados na 4a Ordem. Foram colados nas 4 Ordens Sapienciais 78 valorosos Irmãos que comporão os Sublimes Capítulos Regionais do Rito Moderno “Sapere Aude” e “Rio de Janeiro”.

Foram acendidos os fogos dos Capítulos e instalados como Sapientíssimos Mestres os Ilustres Irmãos Dalmir Laport e Alexandre Ferreli que, em sequência, deram posse aos seus Oficiais.

A sessão contou com as falas de quase todas as autoridades presentes, que elogiaram muito a execução do belo ritual do século XVIII.

É o SCFRMB na antiga capital do Brasil e na Casa Mãe da Maçonaria Brasileira!

Parabéns a todos os envolvidos por mais essa grandiosa realização!

2 thoughts on “Instalação dos Sublimes Capítulos Regionais do Rito Moderno “Rio de Janeiro” e “Sapere Aude” no Rio de Janeiro-RJ

  • PARABÉNS A TODOS IIRM.´. E A TODO SCFRMB POR MAIS UMA CONQUISTA. QUE GADU,DEUS DE AMOR E BONDADES DERRAME O BALSAMO DA PROSPERIDADES , HARMONIA E SABEDORIA A TODOS IIRM.´. NESTA NOSSA NOVA EMPLEITADA. E FELIZ DIA DO MAÇOM Á TODOS OS IIMR.´. JORGE CABRAL E FAMILIA!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *