SCFRMB comemora seu quarto ano de fundação

Hoje, dia 01 de Agosto de 2017, nosso Supremo Conselho Filosófico do Rito Moderno do Brasil está fazendo aniversário!

4 anos de lutas, esperanças, idealismo e muito trabalho.

A jornada de nossa instituição até aqui nunca foi fácil. Enfrentamos oposições, calúnias, ataques, traições de pessoas nas quais depositamos confiança, dissensões, enfim…Não escapamos de nada daquilo que é tão comum em todas as obras humanas e em todas as instituições.

Vimos o nascimento e a morte de Capítulos, assistimos ao jogo incessante de interesses, ao conflito das vaidades, à oposição de objetivos e de métodos.

A resistência e a oposição fazem parte do amadurecimento. Pouco a pouco vamos amadurecendo, pouco a pouco vão se tornando claros os contornos da identidade do Supremo Conselho Filosófico do Rito Moderno do Brasil.

Nesse período, tivemos grandes vitórias e grandes avanços. Em tão curto período, nos tornamos a maior instituição do Rito Moderno no Brasil e uma das maiores fora do mundo francófono.

O Rito Moderno, através da comitiva itinerante do SCFRMB liderada pelo Soberano Grande Inspetor Geral, Irmão Sérgio Ruas, levou o Rito Moderno a lugares que, até então, nunca tinham tido essa oportunidade.

Estados da Federação que nunca tiveram sequer uma Loja Simbólica do Rito Moderno, hoje, graças ao SCFRMB, contam com corpos pujantes e Irmãos dedicados à prática e ao estudo do Rito.

Diante de tantas vitórias, e como é óbvio supor, alguns oportunistas também surgiram tentando levar vantagens sobre os trabalhos que o SCFRMB plantou e desenvolveu. Isso só demonstrou a incapacidade de crescimento pelo próprio esforço e méritos, pois a dependência de “parasitar” o trabalho alheio e de cooptar pessoas fracas, sem personalidade, sem ideologia, que vão para onde os ventos das “vantagens fáceis” sopram, é marca indelével do incompetente.

Esse tipo de atitude está fadada, invariavelmente, ao fracasso. A carreira dos oportunistas é uma constante decepção, para si próprio e para os outros.

O SCFRMB continua sua jornada vitoriosa, passando altivamente ao largo dos escolhos inertes e estéreis que surgem em sua rota.

Importantes parcerias foram criadas, dentre elas os Tratados com o Supremo Conselho Adonhiramita do Brasil (SCAB), com o Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita de Portugal (ECMAP) e com os Altos Corpos do Rito de York no Estado de São Paulo filiados à Confederação Maçônica dos Altos Graus do Rito de York (COMAGRY). Muito mais vem por aí!

Gostaríamos aqui de agradecer a cada um dos quase 1000 membros do SCFRMB, por estarmos juntos nessa jornada.

Parabéns Supremo Conselho Filosófico do Rito Moderno do Brasil pelo aniversário! Muitos anos de vida! Viva o Rito Moderno!

Primeiro Brasão do SCFRMB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *